Armênia e Diáspora em todo o mundo celebram o 101° aniversário da Primeira República

07:30, 28 de maio de 2019

YEREVAN, 28 DE MAIO, ARMENPRESS. Hoje, a Armênia e os armênios ao redor do mundo celebram o centenário do estabelecimento da Primeira República da Armênia e a histórica vitória na Batalha de Sardarapat. 28 de maio é comemorado como o dia da República no calendário armênio.

Inúmeros eventos e programas, como apresentações culturais e públicas, devem ocorrer em todo o país. As celebrações serão realizadas também em Artsakh.

Autoridades do governo farão uma visita ao Memorial Sardarapat para homenagear a memória dos heróis caídos que deram suas vidas pela independência e liberdade.

Em 28 de maio de 1918, o povo armênio restaurou sua independência, perdida quase 9 séculos antes, com as vitórias triunfantes nas ferozes batalhas de Karakilisa, Bash Abaran e Sardarapat.

A Batalha de Sardarapat moldou o destino da Armênia. Todo o povo, que sobreviveu ao genocídio, uniu forças e famílias inteiras, incluindo mulheres, crianças e idosos, estavam lutando ao lado de soldados.

Com esta vitória, as tropas armênias foram capazes de parar a invasão turca à Transcaucásia e salvaram a Armênia da destruição total.

Em 28 de maio, após o colapso da República Federativa Democrática da Transcaucásia em Tbilisi, o Conselho Nacional Armênio declarou a República da Armênia.

O primeiro primeiro ministro da primeira república armênia foi Hovhannes Kajaznuni, e o último – Simon Vratsyan.

A curta Primeira República da Armênia foi posteriormente invadida pelo Exército Vermelho em 1920 e depois o país tornou-se parte da URSS.

Fonte ARMENPRESS |