Pianista Valentina Babor: “Os armênios são uma nação muito musical e cheia de alma”

12:50, 14 de maio de 2019

YEREVAN, 14 de maio, ARMENPRESS. Valentina Babor, uma das mais populares e destacadas pianistas, irá se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Estado Armênio em Yerevan em 16 de maio. Sob a batuta do maestro Sergey Smbatyan, a pianista executará o Concerto para Piano No.1 de Frederick Chopin. No concerto, a orquestra também apresentará a Sinfonia nº 2 de Alexander Borodin.

Valentina Babor está na Armênia pela terceira vez e diz que está sempre feliz em visitar a Armênia.

“Minha mãe e eu amamos muito Yerevan. Infelizmente, minha mãe não pode estar aqui desta vez comigo, porque ela tem uma perna quebrada ”, disse o pianista.

“Toda vez que venho a Yerevan, tenho a impressão de que o povo armênio é muito musical e emotivo. Eu amo isso. E muitos dos meus artistas favoritos têm um passado armênio: Patrick Fiori, por exemplo, ou o inesquecível Charles Aznavour ”, disse ela à Armenpress.

Valentina Babor vai realizar o Concerto para Piano Nº 1 de Chopin em Yerevan. Ela percebe que este é um de seus trabalhos favoritos e associa uma história muito especial e familiar de sua vida com essa música. “Meu avô, que também era pianista, antes de fundar a BABOR Cosmetics, estava tocando este concerto em um concerto de caridade para pessoas feridas da Segunda Guerra Mundial. Ele também foi um dos primeiros que me ouviu ao piano quando eu era criança e um dos seus maiores desejos antes de morrer, que eu teria o poder de viver o seu sonho: tornar-se pianista ”.

Todo músico tem seu compositor favorito. Babor adora Mozart e Chopin.

A pianista teve seu primeiro piano, violino e aulas de canto aos 5 anos de idade. O que é mais íntimo para ela? A pianista notou que, quando era criança, sempre quis tocar violino: “Talvez seja porque minha mãe, uma bailarina, me levou com frequência ao teatro e fiquei muito impressionada com as performances dos violinistas. Mas meus pais achavam que eu era muito jovem e pequena para um violino e primeiro compraram um piano. Comecei a improvisar um pouco sobre este novo instrumento, e alguns músicos e amigos dos meus pais fizeram com que eu não fosse completamente sem talento. Então eles começaram a me apoiar, e eu me diverti muito com isso. Talvez eu tenha escolhido o piano no final, porque eu já estava mais avançado nesse instrumento do que tocando violino por exemplo. Quando eu estou pensando nisso hoje, talvez eu tenha me tornado uma cantora, se eu não me tornasse pianista. Porque o canto é, na minha opinião, a expressão musical mais natural e direta de nossa alma, e os bons cantores são a maior inspiração para mim ”.

Fonte ARMENPRESS |